19 May
Por Arthur Virgílio em Brasileiro 2008
O episódio negativo que marcou o cenário esportivo no último domingo aconteceu em Florianópolis, mais precisamente na sede da Gaviões Alvinegros, torcida organizada do Figueirense. Integrantes da torcida Império Alviverde, do Coritiba, armaram uma “cilada” aos membros da Gaviões tentando invadir a sede da organizada e arrombado carros nas intermediações.
Em repúdio a atitude da torcida paranaense, o presidente da Gaviões Alvinegros, Carlos Laus, popularmente conhecido como Bola, emitiu uma nota oficial sobre o caso.
Confira na íntegra o comunicado oficial da Gaviões.
Nota Oficial
O Grêmio Recreativo Esportivo Social e Cultural Torcida Organizada Gaviões Alvinegros vem a público repudiar a forma covarde e vil que sua sede foi ontem, dia 18 de maio, tentada ser invadida em uma forma de cilada pela Torcida Organizada Império Alviverde do Coritiba Futebol Clube, contando com a participação de torcedores de Florianópolis, integrantes de uma organizada que é nossa rival. Aquela mesma que costuma jogar bombas nos estádios e que ocasionou a perda de uma das mãos do Senhor Ivo Costa em Criciúma. No momento da tentativa de invasão tivemos que para nos defender fechar o portão da sede e colocar mulheres e crianças presas dentro do bar que fica nos fundos da agremiação e nossos associados estavam presentes com suas famílias fazendo o tradicional “churrasquinho” para posteriormente dirigir-se ao Estádio Orlando Scarpelli.
Além da covarde tentativa no intuito de agredir nossos associados e roubar-nos o material, promoveram um verdadeiro “arrastão” na Rua Antônio Mattos Areas depredando veículos, quebrando vidros, jogando pedras em todos que por ali transitavam, em uma verdadeira atitude animalesca.
Queremos lembrar ao público que hoje a Família Gaviões Alvinegros, a maior Torcida Organizada de Santa Catarina, além de acompanhar o Figueirense F.C em todos os jogos em Santa Catarina e no Brasil levando sempre o incentivo, está também voltada para eventos sociais, como a Campanha do Agasalho que sempre desenvolvemos durante o inverno, festa junina, Torneio de Integração de futebol, Festa do Chopp no mês de Outubro e em dezembro a festa de fim de ano com a arrecadação de brinquedos para o Natal Solidário, doando para as pessoas carentes que residem no continente. Podemos citar ainda a vitoriosa participação do Bloco Gaviões Alvinegros no Carnaval de Florianópolis, onde hoje congrega inúmeros adeptos e torcedores.
Pelo acima exposto vimos pedir desculpas a sociedade de Florianópolis e Catarinenses por ver o nome da nossa agremiação envolvido nesse tumulto. Que através de todos os veículos de comunicação e depoimentos do povo em geral que presenciaram a esta covarde agressão, nos absolveram e nos colocaram como vítimas dessa onda de desordens que causaram prejuízos de elevada monta em nossa sede e à pessoas em particular.
Força, Garra e Paixão
A direção
GRESCTOGA
Florianópolis, 19 de maio de 2008.
Leia também
73 Comentários
duda
May 20th, 2008
1A TOGA que iniciou a briga = FATO
Rafael Ziggy
May 20th, 2008
2Fala duda. Não somos ligado a nenhuma organizada, mas você teria provas de que realmente a TOGA iniciou a briga? Isso é o que a mídia local está querendo passar. Dá uma lida em outros artigos fora daqui. Por exemplo o GloboEsporte.com publicou uma matéria muito boa da coligada dela no Paraná (Gazeta do Povo). Vale a leitura:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL476448-9827,00.html
Abraço!
joao Floripa
May 20th, 2008
3E as imagens das cameras de Rua que tem no estreito e monitoradas pela policia. Monstram o quê??? torcedores do figueira aguardando os ônibus para fazer o quê??/ dar tchauzinho ou boas vvindas. Imagens que o MP vai usar e identificar quem começou. Os ônibus entraram pelo lugar errado e sem escolta da Policia. Imputar a responsabilidade do fato contra a Mancha demonstra que querem tirar a responsabilidade junto aos seus associados pois assim como a Imprensa diz que o Clube é responsavel pela sua torcida. A torcida Organizada também é responsável pelo torcedores que estão ali naquela esquina proximos a sua sede. Isso sim é uma Verdade e um FATO que deve ser apurado. È uma lastima que dentro de todas as torcidas tem arruaceiros. Isso não podemos negar.
Rafael
May 20th, 2008
4essa duda não sabe de nada = FATO
Jose
May 20th, 2008
5a globo e demais meios de comunicaçao nao viram os 2 lados .. e sim só o de floripa.. fazendo com que a imperio fosse vista como marginais… oq na verdade nao aconteceu.. foi só uma resposta.. alvinegros jogaram pedra contra o onibus.. prova? a vidraça quebrada.. entao os onibus pararam e desceram os viajantes.. que foram ver o que aconteceu.. alguns foram pra cima.. e os integrantes desta torcida gavioes.. foram covardes… ao atacar os onibus e depois fugir.. pondo em perigo a todos.. os q tavam no onibus e as pessoas que estavam no churrasco da gavioes. a sede da gavioes nao foi invadida por pessoas com odio de tal ato por que tinha um homem armado na sede da gavioes.. e nao tinha integrantes da mancha azul no onibus!
Rafael Ziggy
May 20th, 2008
6Fala “João”. Sinceramente, não está claro pra mim que os torcedores que ali estavam começaram a briga. Se isso estivesse BEM claro creio que já teríamos uma solução para o problema, certo?
Da reportagem indicada no meu comentário anterior:
“- Eles foram fazendo uma limpa onde passaram, desde que saíram da sede da Mancha. Atacaram pessoas com a camisa do Figueirense, destruíram o que viram pela frente - diz o comissário do 3º DP, Vânio Martins.”
Aí te repasso a pergunta: eles “entraram no lugar errado”, passando pela frente da gaviões para “dar tchauzinho ou boas vindas”?
Concordo com você, é lastimável ter arruaceiros dentro das torcidas organizadas. Acabam prejudicando pessoas de bem que estão lá dentro.
O fato é que não podemos afirmar ao certo quem começou a briga. O que não podemos é pré-julgar um ou outro em cima de suposições veiculadas na mídia local.
Abraço!
André
May 20th, 2008
7Agora a Gaviões é “Santinha”
Nunca faz nada
Gaviões puxa briga e corre = FATO!
Chris
May 20th, 2008
8Vcs me desculpem mais o video que eu vi mostra a torcida do Figeyra
atirando pedra no onibus da Imperio, mexeram apanharm e correrão…
Rafael Ziggy
May 20th, 2008
9André!
Acho que a questão não é avaliar se a Gaviões é santa ou não.
Estamos analisando este caso em específico.
Abraço.
Rafael Ziggy
May 20th, 2008
10Opa Chris!
Bom, se o vídeo que você viu é o mesmo que eu vi (RBS), isso não fica claro em nenhum momento.
Você teria o link desse vídeo (inédito) que você viu pra compartilhar com a gente? Ajudaria até mesmo nas investigações da polícia.
Abraço!
Michel
May 20th, 2008
11*Porque tinha uma bandeira do CORITIBA no jogo do AVAI?
*Porque a IAV veio da sede da MANCHA AZUL até a sede da GAVIÕES ALVINEGROS fazendo ‘merda’ (“- Eles foram fazendo uma limpa onde passaram, desde que saíram da sede da Mancha. Atacaram pessoas com a camisa do Figueirense, destruíram o que viram pela frente - diz o comissário do 3º DP, Vânio Martins.” )
*Porque iam passar na frente da sede da GAVIÕES ALVINEGROS?
*Porque já estavam com pedaços de pau e pedras na mão assim que deceram dos onibus?
Ta CLARO que je foram pra fazer confusão.
E esse negócio de dizer ai que tinha um cara dentro da sede armado é tudo mentira!
Nas entrevistas que ocorreram, os comerciantes falaram que alem de pedras, pedaços de paus ainda tinha gente com arma na organizada do Coritiba. OU SEJA, pra que levaram arma de fogo pra um jogo fora de casa?
Pra finalizar, como o Helio Costa FALO, a sorte da IAV é que só tinham 20 na sede, pois se tivesse um numero parecido tinham é levado um PAU. ( Só pra constatar, eram cerca de 200 x 20 e ainda sim a IAV teve mais gente ferida, alguns até com a cabeça rachada, enquanto a TOGA só teve uns 3 casos com corte no supercilio )
E não tiveram nem respeito com MULHERES E CRIANÇAS que estavam na sede, chegando a agredi-las, atitude de ANIMAL essa da IAV.
Michel
May 20th, 2008
12Só pra melhorar ali meu comentario sobre as arma com a IAV, todos nos sabemos que foram feitas revistas e nada foi encontrado, mas sabemos tambem que vocês não estavam só em onibus, tinham carros, lugar ideal pra guardar esses ‘objetos’.
Não tem como provar isso, como tambem não tem como provar que tinha um integrante dentro da sede armado.
Isso são o que falaram para as reportagens, eles presenciaram o ocorrido e NÃO TINHAM NADA HAVER COM A BRIGA.
Rafael Ziggy
May 20th, 2008
13ps: antes de comentar leiam a “Nota de Esclarecimento” logo abaixo ao botão de “enviar comentário”.
Evandro
May 20th, 2008
14As imagens são claras, qdo os onibus da Imperio tava chegando, já estava armada uma tocaia dos integrantes das gaviões q apedrejaram os onibus, numa clara provocação, em legitima defesa a imperio desceu dos onibus e contra atacou, e numa covardia sem precedentes, os gaviões correram e se esconderam em sua sede, ou seja, se tivesse escolta e não fosse apedrejado nada disso tinha acontecido, outra demontraçlão clara da incopetencia da pm de SC, aqui em ctba isso jamais aconteceria…mas provocou agora aquenta….sem mais…
Maa
May 20th, 2008
15ta na cara que o ataque foi preparado e com ajuda de alguem daqui. A propria organizada daqui depois do evento estava se vangloriando da aliança que tem com a organizada Imperio …..
Até pode ser que a gavioes nao seja santa, mas nesse episodio tenho certeza que foi vitima ….
Severiano
May 20th, 2008
16-Bandeira de outras Torcidas em Outros Estádios: coisa normal. COm certeza na Torcida Gaviões do Corinthians quando jogar em Floripa vai ter faixa da co-irmã Gaviões alvinegros ou isso será proibido???
-Um bando de Baderneiros vindo de um “churrasco” se é que houve isso na sede da Mancha dirigindo-se ao estádio e gritando e mexendo com todo mundo quando passava na rua. Isso deve ter acontecido. Acredito que ao chegarem na esquina da Farmacia do Canto, a alganzarra chamou a atenção do pessoal na Sede da Gaviões e eles foram na esquina ver o que era, um dos integrantes da Gaviões deve ter sido xingado e revidou e dai começou o confronto. Eu estou acreditando que houve isso. Se fosse para atacar a sede da TOGA eles parariam os ônibus na frente.
Níkolas
May 20th, 2008
17Sinceramente. Os dois lados estão errados. A IAV não tinha nd que passar pela frente da Gaviões. E a Gaviões não tinha nd que ficar esperando na esquina. Se o pessoal estivesse na sede, fazendo o tradicional churrasquinho, os ônibus teriam ido direto para o estadio. Se jogou pedra ou não. Se a Mancha estava ou não. Isso é tudo miudeza. A Mancha não tem o que comemorar faz 10 anos, indo pra 11, pq a Série B esse ano eles ganham nem com a ajuda do Coritiba. Então não temos que perder tempo com eles. O Coritiba tá voltando a Série A. E acho que o assunto já deu o que tinha que dar. Vamos nos focar no próximo jogo, que vai ser difícil. Vitória-BA, dentro do Barradão. Estréia do Macuglia…Abraço
Fabiano
May 20th, 2008
18Michel do comentario 12…
A policia revistou os onibus, nao tinha arma, se a policia que fez a revista, analisou os fatos, comprovou que nao tinha nada, quem é voce pra questionar isso? Por á caso vc tbm revistou os onibus?
Na minha opiniao, essa nota de esclarecimento nao esclarece nada, é somente mais uma forma de se fazer de vitima, me desculpe a clareza, mas doa a quem doer isso é fato. Nao sou integrante da Imperio, nao fui a Floripa, mas a verdade tem que ser dita, nao importa quem começou ou quem terminou, importa que aconteceu…. e se aconteceu os responsaveis tem que ser punidos, tanto Coxas e torcedores do Figueirense tem que ser punidos sim. Acho uma vergonha uma pessoa querer transferir a responsabilidade para outra, e foi isso o que o presidente da Gavioes Alvinegro está fazendo, cade aquela hombridade agora? Se foram homens para brigar e atirar pedras, tem que ser homem de assumir e esclarecer usando a verdade.
Carlos
May 20th, 2008
19o Negocio é o seguinte…O Pessoal da Gavioes foi covarde, eles proprios colocaram as familias q estavam no churrasquinho em sua sede em perigo, agora colocar culpa outra organizada faça me o favor ne BOLA!!!! toda açao uma reaçao…se jogam uma pedra na sua cara vc faz o q? sou totalemente contra a violencia, mais a sua torcida foi a culpada pelos incidentes, tem amsi aliança todas as organizadas tem, inclusive a sua torcida tem com a torcida do´patetico pR, nao é verdade?
*Má*CoXa*
May 20th, 2008
20Toda ação provoca uma reação!!! Nenhuma t.o é “santa”. A polícia do Estado de SC errou e feio ao não escoltar os ônibus até o estádio. Ng sabia que nquela rua existia alguma sede. Tínhamos acabado de chegar na cidade, ou seja, não havia nenhum integrante da Mancha conosco.
Quem estava na esquina da sede da Toga???Com paus e pedras pq???Esperando amigos c paus pedras ou esperando a IAV passar e apedrejar ônibus com crianças,mulheres,idosos??? Faça-me o favor CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!
Provocaram e qd viram q a situação ia se complicar correram na própria sede. Tacaram bombas, foguetes, paus pedras, mesas, cadeiras q estavam em frente a sede e q depois foram tacadas novamente para dentro. Agiram como marginais e querem bancar os inocentes. Mas o trabalho do MP será mt bem feito e os CULPADOS serão encontrados. Bela recepção dos catarinas aos curitibanos, qd são v6 q vem p o PR em busca de saúde e educação sempre são bem recebidos.
Lucas
May 20th, 2008
21“Ng sabia que nquela rua existia alguma sede. ”
Como nao, se a propria Gazeta do Povo, dedurou que vocês foram pra sede da Mancha Azul, e de la partiram pra Toga? Não tenta botar a culpa em nós não, vocês sao os errados ;p
Ricardo
May 20th, 2008
22Pelas imagens apresentadas o início da confusão começou de uma tocaia da organizada do Figueira.
Difícil imaginar que alguém foi num carro só para levar pedras e paus.
E neste caso com certeza teria tido tiros, pois se alguém leva um carro com arsenal de rua, vai levar armas de fogo e branca também!
Não havia como o pessoal do Avaí estar junto, pois basta raciocinar um pouco e ver que a hora de partida de Curitiba e a hora dos fatos não possibilita qualquer confraternização entre as torcidas aliadas.
Tanto o presidenta da TOGA e a da IAV deveriam parar de discutir quem tem razão e punir, dentro das suas possibilidades, os integrantes arruaceiros!
Pelo que vi do posicionamento do Papagaio (IAV) ele pretende tomar algumas medidas. Mas o tal Duda (TOGA) quer se colocar como vítima total, quando fatos mostram que não.
*Má*CoXa*
May 20th, 2008
23Eu estou falando que nós não fomos para lugar nenhum. Saímos de CTBA p lá de 11:30 faça as contas e veja se daria tempo de chegar em Florianópolis e ainda ir até a sede da Mancha sendo q é longe dali e iríamos passar por ali as 4 da tarde como? se estivessemos vindo da sede da Mancha. Antes de falar pense. Imprensa é sensacionalista. Assim como filmaram a partir da briga e ñ pegaram v6 nos esperando na esquina porém as cameras de segurança pegaram e esse vídeo eu tenho e será mt bem analisado. Falem o q quiser ja disse CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS! Quem começou? Se vc ñ estava lá não fale. Eu estava e eu não sou criança para inventar coisas e tenho humildade suficiente coisas que v6 ñ tiveram para assumir o q fizeram!!!
Edinho Felício
May 20th, 2008
24Meu caro do comentário 19, como vc mesmo disse CONTRA FATO NÃO HÁ ARGUMENTOS, e o fato é que: o que os ônibus foram fazer próximo à sede da Gaviões??? Pq não foram por outro caminho??? Pq haviam integrantes da Império com coisas da Mancha-azul??? E pq quebrar e depredar carros que estavam nas ruas e que não tinham nada a ver com a Gaviões??? Não sei quem está errado nesta história, pois eu ja estava no estádio e não vi a briga, mais as autoridades competentes é que vão julgar e punir os responsáveis. Torcedores do Coxa, Paraná e Atlético-PR sempre foram bem recebidos aqui em SC, nunca houve qualquer tipo de hostilidade, até mesmo no verão eu vejo muitos turistas de outros estados com camisas de todas as equipes que vcs imaginam e nunca foram hostilizados aqui. Portanto não generalize, marginais infiltrados em torcidas existem em todos os lugares, mais a grande maioria são torcedores de bem.
ThiagoCoxa
May 20th, 2008
25Nota Oficial da Império
Depois do episódio lamentável em Florianópolis, venho esclarecer alguns fatos…………….
1º) Houve uma falha grave da Policia Militar da Capital Catarinense, pois é de praxe das autoridades de todo o Brasil montar esquemas de segurança para prevenir possiveis confrontos entre torcedores;
2º) Os ônibus sairam de Curitiba às 11:30 hs de Domingo e a confusão aconteceu às 16:30 hs, portanto é mentira que o Comboio tenha ido até a ressacada, feito churrasco com a Mancha do Avaí e depois ido para o estádio do figueirense, pois para quem conhece a ressaca sabe muito bem que é humanamente impossível ir até o Estádio do Avaí e voltar em um espaço tão curto de tempo;
3º) Ninguém tinha conhecimento que a sede da torcida do figueirense ficava naquele local, ao lado da única estrada que dá acesso ao estádio deles, portanto também é inverídico a notícia que a IAV invadiu a sede deles, pegando-os desprevenidos;
4º) Os ônibus da IAV estavam a caminho do estádio quando o 1º onibus foi recebido a pedradas pelos torcedores locais, tanto o 1º Onibus como os demais pararam, pois caso contrário os outros também seriam atingidos;
5º) Sobre a briga em si, todos sabem que tenho feito o possivel para evitar este tipo de ação, que não concordo com qualquer ato de vandalismo, que no ocorrido estava em um carro que ia a frente dos onibus e só percebi que
estava havendo briga depois de 5 minutos, pois passei pelo local do incidente e não havia visto os torcedores locais que provavelmente estavam escondidos atrás de algum muro preparando a emboscada, quando cheguei ao local da
briga a fim de acalmar os animos não foi possivel, pois o tumulto já era generalizado.
Autor: Luiz Fernando Correa - Papagaio
Edinho Felício
May 20th, 2008
26na verdade meu comentário foi para essa tal de *Má*CoXa* e não para o 19.
Desculpe o engano!
Luiz Junior
May 20th, 2008
27véi vcs começaram!!!!!!
Guilherme
May 20th, 2008
28Sinceramente, nenhuma T.O é santa, mas é muita cara de pau da Imperio botar culpa na Gaviões sobre tocaia.
Claramente ouve uma união de Mancha Azul e Imperio para “se divertir” um pouco.
Tavam dizendo que a TOGA foi covarde, que jogou pedra e correu. Eu digo que a Mancha Azul que foi covarde, que esperou a Imperio pra sair marginalizando na frente da sede da Gaviões, porque aposto que tinha medo de fazer isso ela mesma.
Uma pena brigas como essas…
Lucas
May 20th, 2008
29*Má*CoXa*, poste o seu vídeo no YouTube ou no Google Vídeos para que possamos analizar melhor isso.
Só assim essa discução irá terminar e veremos quem foi o verdadeiro culpado.
Osvaldo
May 20th, 2008
30Bem, vcs agora são todos santos né! provocaram a maior do sul, apanharam, correram e ainda por cima vcs mesmo colocaram a vida dessas pessoas citadas em risco! O fato é se não tivessem ido lá atirar pedras e dar uma de machões nada disso teria acontecido! não se justifica o que os marginais fizeram com os carros e patrimônio de outras pessoas, isso é inadmissível mesmo! mas o fato é essa torcida é metida a ser machona e não aguenta o tranco, só na triragem como já fizeram outras vezes. não adianta mentir, as imagens são claras e essa “gaviões aí” vai ser extinta a pedido do MP. a punição tem de ser dada de maneira exemplar, e a aqueles vândalos das imagens que chutaram carros, quebraram vidros, devem ser punidos também.
*Má*CoXa*
May 20th, 2008
31Se vc ñ estava lá no momento ñ tem mt a falar!!!Oq se ve em tv,ou o q se houve ñ é o correto sempre. E ñ estou falando de verão ou de outros momentos. Eu estou sempre por aí nas férias, tenho familiares morando aí. O que falei foi da recepção deste dia exato e ponto. O q falo é da atitude repugnante de quem se diz torcedor desse time daí. Covardes!!!Na hr de esperar c paus e pedras para tacar nos ônibus são homens na hr de assumir q começaram,assumir o papel q fizeram não são homens,ñ tem a mínima humildade e colocam a culpa na íntegra nos torcedores do Coritiba. Que atitude é essa??? Atitude digna de pena é claro!!!
Vitor
May 20th, 2008
32ninguém da IAV sabia que a sede da gaviões era ali.
sim, houve um churrasco da Império com a Mancha, mas após isso os TORCEDORES DO COXA foram em direção do estádio do figueirense e passaram, segundo o Presidente da IAV, Papagaio, pela unica via que chegava ao tal estádio.
quando o primeiro ônibus passou pela esquina da farmácia, foi recebido com pedradas. segundo meu colega de sala de aula, que estava presente, todos os ônibus pararam ali para que nenhum outro também fosse apedrejado. os integrantes da organizada saíram para ver o que era e, quando viram que se tratavam de membros da gaviões, foram atrás dos mesmos para revidar.
o próprio presidente da IAV, quando viu o tumulto, foi atrás dos torcedores do Coritiba para tentar parar o tumulto (algo que ele sempre faz quando ve os membros de sua torcida envolvidos em brigas e confusões)
Edinho Felício
May 20th, 2008
33Continuam generalizando, *Má*CoXa* e Osvaldo se vocês acham isso do povo de SC, se são tão superiores, pq não ficam aí no estado de vcs??? Ainda por cima ficam se vangloriando dizendo que bateram mesmo e tal. Se o ônibus foi apedrejado pq não foram a polícia e deram queixa??? Violência não deve ser combatida com violência, pq acontece o que aconteceu, e as pessoas que estavam com camisa do Figueirense e também foram atacadas pelo caminho como disse o delegado, quem foi que fez isso??? E outra coisa seu Osvaldo qdo vc diz: “Bem, vcs agora são todos santos né! provocaram a maior do sul, apanharam, correram e ainda por cima vcs mesmo colocaram a vida dessas pessoas citadas em risco!”. Vcs quem??? Eu não sou integrante de nenhuma organizada e já estava no campo, então não fale em vcs, não generalize, por favor.
Osvaldo
May 20th, 2008
34aí Edinho, quem se acha superior aqui cara, sai dessa! vc tá viajando, só comentei que esses caras dessa torcida são traíras, já pegaram amigo meu (povão) uma vez, só pq o cara tava com a camisa do coxa, isso que estavam em uma galera. esse é o comportamento de torcedores civilizados…… quanto ao povo de floripa eu tenho profundo respeito, pois tem MUITA GENTE BACANA por aí, até pq Floripa tem em sua população uma maioria de moradores de outras regiões do Brasil, o que caracteriza como uma miscigenação legal. e já falei e repito, quem depredou esses carros, patrimônio de terceiros tem de ser punido sim. só não esqueçam de punir aqueles que também jogaram pedras nos carros de torcedores com placas de Curitiba.. sem mais….
Beatriz
May 20th, 2008
35a Gaviões ou algum outro(s) jogador(es) do figueira jogaram pedra? podem até terem jogado, o que foi errado, mais já tava tudo armado e não tem o que negar, pra que a Imperio estaria com pau, correntes, entre outras coisas no onibus?
não tem mais o que negar tava tudo planejado e ponto final, tenho até um ‘depoimento’ de um integrante da imperio que confirma a união de Macha azul + imperio para invadir a sede da gavião.
Fabio
May 20th, 2008
36*Má*CoXa*
Maio 20th, 2008 at 2:54 pm
“Covardes!!!Na hr de esperar c paus e pedras para tacar nos ônibus são homens na hr de assumir q começaram,assumir o papel q fizeram não são homens,ñ tem a mínima humildade e colocam a culpa na íntegra nos torcedores do Coritiba. Que atitude é essa??? Atitude digna de pena é claro!!!”
Caro *Má*CoXa*, não sou integrante da TOGA, mas cheguei ao local pouco depois do acontecido. O que pude presenciar foi uma cena de covardia, propiciada pela Torcida Organizada do Coritiba, deixando para trás carros totalmente destruídos, pessoas machucadas, poste de energia danificado, vi até um senhor desolado, pois estava no Bokas (restaurante próximo) quando seu carro foi totalmente destruido por esses marginais.
Vitor
May 20th, 2008
371ºse a TOGA jogou pedra no onibus vcs(IAV) deviam ir a delegacia registrar queixa
2º vai tirar satisfação com os membros da gaviões, nao com os torcedores de paz q vão VER o jogo,e tambem pra q quebrar carro?? a IAV nao teve nenhum grande dano material.
luks-IAV
May 20th, 2008
38meo deuz du ceo
largue mao taca pedra depois corre igual a bof aliada d vcs largue mao
se q mexe tem q guenta c naum guenta naum vem mexe va taca pedra la no parquinho perto d kzaaa
aki e imperio e o baguio e loko
rodrigo
May 20th, 2008
39Bom acho que a torcida fez o fato so porque nao tinha
escolta , eles tinha que fazer uma situação
os onibus na entrada para o bairro estreito nao tinha nenhum danos
e a toricada organizada da t.o.g.a,nao fazeria nada contra outra torcida
qualquer
o que aconteceu que tem torcedores alviverdes que estao envolvidos
com a mancha ,e essa informaçoes sobre onde era a sede da toga
foi passada por integrantes da mancha azul ,
rodrigo
May 20th, 2008
40a unica coisa que posso dizer sobre isso
e que a torcida do coritiba e totalmente desorganizada
parabens pela gresctoga
Edinho Felício
May 20th, 2008
41Olha o comentário do cidadão “luks-IAV”. Precisa dizer mais alguma coisa??? Meu Deus!!!
Craques e Caneladas » Quebra-quebra, ataque e defesa-II
May 20th, 2008
42[...] Aqui a íntegra. [...]
Gabriel
May 20th, 2008
43NÃO fomos pra sede da mancha azul, se a policia duvida…poderia perguntar para os vizinhos da sede da mancha se foram varios onibus pra aquela região domingo, fomos praí direto pro estádio, e na hora nao tinha mancha conosco. Esse bola tá se fazendo de santo agora, porque? seja sujeito homem rapaz….se naõ aguenta fecha as portas mesmo….semi torcida…
rodrigo
May 20th, 2008
44Poxa e fechar as portas pro visitantes
para torcedores do tipo alviverde ,mancha,
nao sabe ir para o estadio torçer
e tambem nao tera uma proxima ves
para torcedores chegar aqui em nosso espaço e fazer
isso ,,
rodrigo toga
Vitor
May 20th, 2008
45nossa, já disseram que a Império tava com pedaços de pau e pedras.. e agora correntes?? Meu Deus!
as pedras vistas jogadas pela IAV foram aquelas mesmas que os caras da gaviões jogaram nos ônibus primeiramente.
Rafael
May 20th, 2008
46nao fomos na sede da mancha azul nossa aliada
saimos de ctba direto para o estadio ver o ogo nao tinhamos a minima ideia ond era a sede da torcida gavioes…
Rafael
May 20th, 2008
47http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=22281&channel=41
link do video que supostamente compova que a torcida gavioes começou…
maumau
May 20th, 2008
48A confusão acontece e nunca se chaga à conclusão de quem é o culpado.
Por isto, sou a favor da extinção das torcidas organizadas, pois, se organizadas fossem, facilmente identificariam os vândalos que depredaram os carros que estavam estacionados.
Jla
May 20th, 2008
49A cilada foi armada durante toda a semana. Nenhum ônibus que vem do norte do estado acaba fazendo o sentido centro-continente, e muito menos passando em frente a sede da Gaviões, afinal todos sabem que a entrada normal seriam subir a Aracy.
A ação covarde foi armada! O pior é que são tão incompetentes que nem conseguiram entrar…
Coxa da paz !
May 20th, 2008
50Galera,
1 -O vídeo da RBS mostra claramente que foi a Toga que jogou pedras nos ônibus da Imperio, se não fosse isso os ônibus teriam passado na boa e ido para o estádio.
2 - Incompetência total também da polícia que não fez escolta para evitar isso
3 - Os bandidos infiltrados na Império que se aproveitaram da briga
para roubar e apedrejar carros tem que ir pra cadeia e nunca mais
entrar em estádio de futebol.
4 - Fui nos dois jogos contra o Avai, 2006 e 2007, e nesse contra o
Figueira, sei que o clima não pode ser o mesmo ( infelizmente) pois
são torcidas rivais, mas fiquei na minha, fui de carro,só coloquei a camisa dentro do estádio e não tive problema nenhum. Até tomei
umas cervejas com alguns torcedores do Figueirense antes do jogo.
Abraços e espero que no jogo da volta em Curitiba não haja confusão.
Gabriel
May 20th, 2008
51como que os cara da gavioes estavam esperando onibus que se perderam??
Luis Felipe
May 20th, 2008
52é tao absurdo os comentarios dos sobrecoxas ae que nem tava muito afim de parar para responder..
mas vou fazer so uma vez, depois deixarei eles falando com o vento pq é isso que merecem
1- como explicar a presença de membros da mancha azul nos onibus? nao chegavam a ser numerosos mas estavam la e sabem onde é a sede
2-como explicar os paus e pedras que foram vistos nas maos dos marginais ao sairem dos onibus?
3- como explicar o presidente santo da iav na linha de frente?
4- como explicar a passagem dos onibus por ali se vinham de curitiba sendo que vindo pela BR o caminho mais rapido é pelo outro lado?? alem de mais rapido é mais seguro.
5-a suposta pedra atirada nao justificaria a parada de 4 onibus para depredar um quarteirao inteiro, ate pq quando vamos a curitiba levamos muito mais pedra que isso.
6- os membros da iav ja vinham jogando garrafas, pedras e roubando pessoas que nem de to eram muito antes de chegar na sede dos gavioes, falo isso pq MORO ALI E VI AS CENAS
7-nao havia ngm esperando, ja que foi surpresa para todo mundo, uma vez que as tos nao passam por ali, é comum antes dos jogos os gavioes fazer churarasco e alguns ficam na rua, se por algum motivo houve alguma pedra, foi pq alguns metros antes avistaram os marginais tacando garrafas em um ponto de onibus
8-nao é a primeira vez que os sobrecoxas vem pra ca fazer quebradeira, sempre quando é jogo com o figueirense sempre quebram lugares, coisas e praticam assaltos. EU SOU MORADOR DA REGIAO E JA CANSEI DE VER ELES FAZENDO ISSO.
9-chega a ser vergonhoso querer justificar a depredacao de patrimonio publico de florianopolis, carros de pessoas que nada tinham a ver em ruas distantes da sede da gavioes, roubos em estabelecimentos e de pessoas inocentes por causa de uma pedra. chega a ser insano
Rafael
May 21st, 2008
53Nada justifica a depredação do patrimonio público, quem fez isso tem que ir pra cadeia! = fato
Agora….
Luis Felipe, quanta besteira vc falou, primeiro que não tinha ninguem da mancha junto, segundo que o presidente da império estava a frente sim, mas a frente do onibus em um carro particular, nao a frente da briga, (…), quando ele viu que tinha começado a confusão, voltou e tentou acalmar os animos, coisa que naquela altura era impossivel, a suposta pedra atirada contra o primeiro onibus é motivo sim pra parar os demais onibus, lembrando q os onibus sao alugados, e quem paga os danos é a império, continuar com os outros 3 onibus pra que? pra esse bando de vandalo da toga quebrar o resto? atitude covarde da toga de fazer emboscada, e ainda por cima correram, na hora de chamar pro pau sao machoes, mas na hora de bater de frente correm como frangotes. Não tinha ninguem esperando os onibus? que tal vc abrir o link postado ai em cima e dar uma olhada no final do video, há claramente varios marginais da toga esperando os onibus e jogando pedras. A torcida do coxa jogou pedra antes de chegar na sede da toga? jogou garrafa? atacou pessoas com a camisa do figueirense? vc ta falando isso baseado em que? nas palavras do pm que tambem falou q a policia estava escoltando os onibus, o que nas imagens fica claro que é mentira? Se vc tem tanta certeza q a torcida do coxa fez o que vc falou, cade as provas?? cade as fotos? vc tem alguma foto da torcida coxa agredindo algum torcedor antes do episodio? (…).
Clau
May 21st, 2008
54Pra começar se a Gaviões tivesse fazendo tocaia teria que ter contratado uma vidente né, porque se os ônibus se perderam só assim pra saber aonde eles passariam.
Outra coisa, a gaviões não colocou ninguém em risco pois não estava fazendo tocaia, e sim um churrasco pra depois ir pro jogo. E como a polícia disse que ia escoltar o ônibus todo mundo ficou tranqüilo achando que não haveria um confronto.
se tinha alguém armado na gaviões porque é que não atirou pra reagir??
E por fim, nada justifica nada, acontece que se organizadas querem se matar, se matem, mas saibam separar torcedor comum de organizada, sem envolver as pessoas que simplesmente simpatizam. E a sede da gaviões é sede social, não é sede pra esconder ou planejar nada desse tipo e sim fazer cumprir os projetos sociais citados na nota oficial.
Carlos
May 21st, 2008
55Edinho
O fato de os torcedores jogarem e depredarem patrimonio publico e dos outros sao totalmente contra os direitos como cidadao, tem q punir mesmo esses “marginais”, mais uma coisa fica clara em toda essa historia, a torcida do figueira quer jogar a culpa nos outros, a diretoria da torcida sabe muito bem quem sao os culpados, bom, espero q o povo parananesne nao sofra algum tipo de retalhaçao quando ai for, pois em curitiba sao muito bem recebidos, nao tenho nada contra ninguem, tenho amigos q torcem pelo figueira e sabem q sou torcedor COXA, por favor galera, muita calma e paz, pois um dia vao acabar com a festa da torcida q é o diferencial dentro do futebol…
Guto
May 21st, 2008
56Querem debater debatam, mas sem ficar falando besteiras do clube e de sua torcida, tá mais do que claro que houve problemas dos dois lados e inclusive da polícia, não nos resta achar culpados, vamos não deixar que isso aconteça novamente, pessoas que provavelmente nada tinham a ver com a história foram os mais prejudicados por danos materiais.
(mensagem aos catarina gente boa igual o guga)
Michel
May 21st, 2008
57Somos bem recebidos em Curitiba? hahhaa faça-me mil favor.
CLARO CLARO, A GAVIOES SE FOSSE FAZER ESSA ‘EMBOSCADA’ 100% DE CERTEZA QUE NÃO TERIA APENAS 20 NA SEDE. E MUITO MENOS TERIAM MULHERES E CRIANÇAS NA SEDE. PAREM E PENSEM…
E NÃO TINHA GENTE DA MACHA AZUL COM A IAV? OLHE NA COMUNIDADE DO ORKUT ‘TORCIDAS ORGANIZADAS DO SUL’ ONDE UM DA IAV FALA QUE DA MANCHA AZUL ELE SO CONHECIA 5 QUE ESTAVA JUNTO… QUE ELE CONHECIA, MAIS CONCERTEZA TINHA MAIS…
E COMO A GAVIOES IA FAZER EMBOSCADA PRA VOCÊS ALI? NUNCA ( JAMAIS ) PASSA ONIBUS DE TORCIDA ORGANIZADA RIVAL PURA-LI, A NAO SER QUANDO QUER FAZER ROLO.
E SE A GAVIOES >>FOSSE<< DE FAZER EMBOSCADA TENHO CERTEZA QUE NÃO SERIA NA FRENTE DA SEDE ONDE TINHA CARRO DE ALGUNS INTEGRANTES DA GAVIOES.
E SOBRE AS PEDRAS, TEM UM OUTRO VIDEO QUE MOSTRA QUE ELES NÃO ESTAVAM ALI NA SEDE E SIM EM PERTO DO IMPERATRIZ.
SO ISSO QUE TENHO PRA FALAR, O RESTO EU JA FALEI NO COMENTARIO 11 E 12
Espectador de Futebol
May 21st, 2008
58Deveria ser implementado com urgência em todos os Jogos do Brasileirão a Seguinte medida:
-Torcidas Organizadas Visitantes:
Informar com antecedência de 01 dia o clube mandante do numero de ônibus, horário de saida e chegada no municipio.
-CLube e Policia Militar Mandante:
Definir o trajeto até o estádio, recepcionar os onibus cadastrados e entregar os ingressos do jogo previamente solicitados no dia anterior com a relação dos torcedores.
Já os onibus que viessem fora do grupo sem terem avisados e não estar no comboio, nem entrariam na cidade.
Uma sugestão que poderia ser implementada. O corinthians vem ai. pode ocorrer o mesmo tumulto. Espero que não ocorra pois mancha a imagem da cidade.
Eu disse mancha (denegrir).
Não gosto de ver nenhum clube aqui de Floripa envolvido em arruaças. Pensem um pouco.
Rafael Ziggy
May 21st, 2008
59Enfim alguém lúcido =)
Christian
May 21st, 2008
60Com certeza, torcedores de SC estavam na rua e viram os ônibus se aproximando, e, como sempre tem um metido a macho que resolveu atacar pedra achando que iriam passar reto. Não estou querendo defender ninguém, mas os fatos através de imagens do vídeo postado a cima e relatos estão denegrindo cada vez mais a torcida de SC.
Fabiano
May 21st, 2008
61Pelo visto vcs só publicam o que for interessante pra vcs…. Enfim, queria que os figueiras apresentassem alguma prova de que a IAV encontrou a Mancha Azul, tbm queria que alguem explicasse o porque daqueles torcedores escondidos na esquina… para dar boas vindas nao era.
FGP
May 21st, 2008
62jesus..
querem saber mais de quem mora no bairro e viu o que eles aprontaram muito antes da sede…
ate parece que o papagaio de pirata, presidente da iav, ia dizer que estava tacando pedra ne. ele vai dizer o contrario logicamente..
mas quem é de TO conhece e sabe que ele tava la tacando pedra tb
ate parece tb que um cara que é presidente de to nunca tinha ido ao scarpelli e nao sabia o caminho correto para sua torcida… é obvio que passaram la para arrumar confusao.. isso ja vinha sendo cantado a semana toda..
a pm nao fez o comboio pq??? sera que é obvio que a iav fez de tudo para nao ter comboio?? ate parece que os onibus guiados pelo presidente da iav nao iriam pedir o comboio se nao quisessem rolo..
os avaianos estavam la sim.. ja foi confirmado pela PM, e ate um membro de vcs ae ja disse estar com 5 la na hora da quebraceira..
ngm para em uma cidade desconhecida por causa de uma pedra que dificilmente alguem escutou.. pararam ja para fazer (m…) ngm sai daquele jeito dos onibus..
Rafael Ziggy
May 21st, 2008
63Fabiano.
Os comentários recebidos que não obedecem a “Nota de Esclarecimento”, logo abaixo, estão sendo sim moderados. São xingamentos, acusações infundadas e perfis falsos tentando se passar por outras pessoas. Tanto de alviverdes quanto de alvinegros.
Portanto, antes de fazer alguma acusação desse tipo leia os mais de 60 comentários e faça uma análise do conteúdo das mesmas. Estou sendo até “bonzinho” demais.
Obrigado.
Rafael Ziggy
May 21st, 2008
64PM confirma participação da Mancha Azul na briga entre torcidas, diz jornal:
http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1878047.htm&subTab=00151&uf=2&local=18&l=&template=§ion=noticias
João - Carianos
May 21st, 2008
65Rafael, tem outro Blog alvinegro que diz tambem que a Policia emitiu nota oficial e não achei nada publicado no Site da Policia.
A imprensa Azul e Branca no caso a de FLorianópolis e a Imprensa paranaense gostam de publicar coisas sem fundamento ou comprovação da fonte. Sempre alegam que uma raposa felpuda falou.
Então meu amigo pergunto: qual é o site aonde tem esta afirmação em nota oficial da policia?? Não vale site de imprensa que não sita fonte.
Nota oficial montada não vale.
Não estou defendendo ninguém, só que o fator horário não tinha como a IAV confraternizar no Bairro Ressacada e depois ir para o Estreito.
Eu moro no Carianos, passei na frente da Mancha e estava tudo fechado pela manhã. Não tinha sinal que haveria festa naquele lugar.
Um Abraço
João
Rafael Ziggy
May 21st, 2008
66Bom João, todos estão falando baseados na notícia republicada pelo Diário de forma sensacionalista hoje:
http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1878047.htm&subTab=00151&uf=2&local=18&l=&template=§ion=noticias
Ingrid
May 22nd, 2008
67Sou uma moradora do Floripa , torcedora do Figueira e o meu filho vai sempre aos jogos no Scarpelli . Não defendo nenhuma torcida organizada . Só acho uma coisa : O que é que os torcedores do Coritiba tinham que ir na torcida do Figueira ?????? Já que não era caminho para o estádio ???????
Severiano
May 22nd, 2008
68Ingrid, boa tarde.
Você como moradora de Florianópolis não conhece muito bem o acesso ao Scarpelli, imagina então 04 motoristas de ônibus fretado que só andam pelo Paraná.
Existem vários caminhos para chegar ao Scarpelli.
1) O correto de quem vem de Curitiba: Entrar pelo Norte via Leoberto Leal.
2) Entrar pela Via Expressa, sair para a Ivo Silveira e Entrar pelos Fundos ou seja pela Santos Saraiva.
Possivel Trajeto feito:
1) Entraram em Floripa pela Via Expressa, vieram até o antigo Portal de Informações Turisticas ou contornaram pela Ponte pois desconheciam o caminho e entraram no acesso de quem Vem do Centro em direção ao Scarpelli.
2) ENtraram pela Via Expressa, desceram na Av. Ivo SIlveira, vieram até o final e contornaram proximo a ponte Hercílio Luz. Neste Trajeto novamente entra no mesmo caminho de quem vem do centro para o Scarpelli.
Veja que inevitavelmente vai passar pela farmácia do Canto até a entrada do Scarpelli (Casas da Agua) e passar na frente da sede da TOGA.
Minha tese (não estou defendendo ninguém): Vieram pelo caminho 3 ou 4, fazendo alganzarra, gritarias e xingando todo mundo que estava na rua. Com isso ao pararem na sinaleira do Canto despertou a atenção de quem estava na Rua proximo a sede da TOGA, como eles estavam dentro do ônibus xingando quem estava na rua, 01 torcedor já mais alterado com a cerveja do churrasco resolveu jogar uma pedrinha já que eles estavam dentro do ônibus. Para azar de todos, o ônibus parou, desceram para tirar satisfação e mostrar quem era os machões e a confusão tava armada. Me desmintam se isso não for verdade. Basta olhar as imagens das cameras da polícia. A filmagem feita pelo morador é após a chegada dos ônibus.
Viu Ingrid como um caminho errado feito por uma pessoa que não conhece a cidade e o tipo de cliente que carrega pode gerar a maior confusão??? Se eu Fosse dono de empresa de ônibus, não faria este tipo de transporte ou só faria se realmente tivesse a segurança policial.
Mude sua pergunta para…..Aonde estava a policia para garantir a segurança das pessoas próximas ao Estádio e patrimônio privado e público?????
Ingrid
May 22nd, 2008
69Completando meu raciocínio : Como torcedora fiquei indignada e principalmente como mãe , muito preocupada qdo soube sobre arrastão , ataques as pessoas que vestiam camisas do Figueira . Era só o que faltava , os moradores não terem a tranquilidade de irem no Estádio do seu time para assistirem um jogo . Percebo que vcs usam muito a expressão ” FATO” . POis bem , não é a torcida do Figueira , nem tão pouco seus jogadores que tem um histórico de incitar e praticar atos de violência , envergonhando nossa Cidade e Estado . FATO .
PAREM DE SE JUSTIFICAR
May 24th, 2008
70o presidente da IAV (que segundo ele proprio estava no comboio) assim como inumeros membros estao pra la de acustumados em vir pra floripa..
todo ano eles vem pra ca.. conhecem muito bem os caminhos para ir ao scarpelli..
nao ha a menor justificativa para passar por aquela regiao..
Jussara Amarante
June 27th, 2008
71Tenho 43 anos e sou figueira desde sempre. Não faço parte de nenhuma organizada, porém admiro muito a TOGA e especialmente o BOLA pela maneira que ele conduz o seu trabalho como presidente e tenho certeza de que ele prega acima de tudo, a disciplina de seus associados, a diversão com responsabilidade e o amor ao clube. participei do bloco este ano 2008 e amei vou continuar participando e levando minha família. E me chamou atenção o fato de ele ter ido em todos os onibus antes de saírmos da sede para a passarela e pediu à todos que se divertissem muito, mas sem vandalismos sem provocações etc… depois veio o grito de guerra puxado por ele, foi emocionante para quem é torcedor de verdade como eu, como ele. Valeu Bola. Você é D+. Continue assim. Bjs!!!
juninho império sul
August 31st, 2008
72áh. a império é foda!!!
império sul<~~
julio cesar
September 4th, 2008
73Estive ontem 03/09 no campo do figueirense em sc, e pude perceber o quanto mal educados são estes torcedores dessa torcida que se diz organizada, pessoas fumando maconha no meio dos espectadores, usando palavras de baixo calão, para quem não estava incentivando o time, mandando levantar. E ainda hostilizando o time para qual torcem, na minha opnião torcida organizada é quadrilha e tem que acabar, pois tratan-se de pessoas sem cultura que saem de casa exclusivamente para criar confusão.
Queremos saber a sua opinião. Comente!
Enquete
Últimos Textos
Assuntos
Últimos Comentários
Adversários
Atlético-PR Atlético MG Botafogo Corinthians Coritiba Criciúma Cruzeiro Flamengo Fluminense Goiás Grêmio Internacional Ipatinga Náutico Palmeiras Portuguesa São Paulo Santos Sport Recife Vasco VitóriaBlogs Alvinegros
Outros Links
Arquivo
Mais Meu Figueira
Figueirense | Meu Figueira utiliza WordPress - Tema: BloggingPro por Design Disease adaptado por Rafael Ziggy. Site não-oficial.