Figueirense 3 x 1 Joinville – O maior Clássico de Santa Catarina na final, que venha o Avaí!

Figueirense x Joinville

O alvinegro entrou em campo sabendo quem enfrentaria na final caso despachasse o Joinville, o Avaí. Um motivo a mais para buscar a classificação, além da vaga para final e a garantia de participar da Copa do Brasil de 2012.

Precisando apenas do empate o Figueirense entrou mais lento e o Joinville, por outro lado, necessitando da vitória, buscou mais o jogo. O time em certo momento do jogo teve o controle, porém do lado alvinegro havia um dupla que iria brilhar, Aloísio e Fernandes. Eles definiram o jogo.

Primeiro tempo

O Joinville não apenas buscou mais a partida no início de jogo. O próprio esquema tático do alvinegro proporcionava condições para o maior domínio de posse de bola do time visitante. Branco saiu com três volantes (Ygor, Jackson e Doriva) e apenas um meia de criação, Fernandes. Roni, outro meia, entrou como segundo atacante, atuando mais próximo a Aloísio.

Apesar do Joinville ter maior posse de bola, o Figueirense jogou melhor em todo primeiro tempo. Quando saiu ao ataque, teve boas oportunidades, principalmente com a dupla Fernandes e Aloísio. De um lado a velocidade e garra de Aloísio e do outro os bons passes e a inteligência de Fernandes.

Na melhor oportunidade do primeiro tempo Fernandes recebeu bola no meio e saiu em velocidade. Acompanhado por Aloísio tabelou na entrada da grande área e recebeu de frente para o gol. Fernandes não vacilou e fuzilou, Figueirense abriu o placar.

Apesar do gol, o jogo continuou a ter o Joinville com maior posse de bola e ao mesmo tempo o Figueirense continuava levando mais perigo. Atacava quando queria e precisou ser parado com faltas.

Não demorou para aparecer os cartões, primeiramente os amarelos e logo o vermelho. Lino, o melhor zagueiro do Joinville, após parar Aloísio em mais um contra-ataque, levou o segundo amarelo, e consequentemente o vermelho.

Um gol a mais no placar e com um jogador a mais em campo o Figueirense terminou o primeiro tempo em vantagem. Partida sobre controle.

Segundo tempo

Com um jogador a menos, Argel mudou o time no segundo tempo. Lançou Carlos Alberto e Alex para reconstuir a parte defensiva do JEC e manter o setor ofensivo. Não adiantou muito. Após perder seu melhor defensor, a reestruturação defensiva não funcionou e perdeu a dominância da posse de bola.

Mais objetivo no ataque e agora com melhor posse de bola, o JEC passou a apenas observar o Figueirense. A zaga alvinegra em certo momentos ficou no meio de campo, o Joinville acuado. E não demorou para o alvinegro criar uma boa chance. Após passe de Guilherme Santos, Fernandes recebeu , passou para Aloísio, retornou para Fernandes, que, por pouco, não ampliou o placar. Jogada muito parecida com a do primeiro tempo.

Mas no futebol o imponderável está sempre presente. Mesmo com maior número em campo, o Joinville usou do contra ataque e Canuto acabou fazendo falta dentro da grande área. Aos 23 minutos Ricardinho bateu alto sem chance para Wilson e empatou o jogo.

Após o gol do JEC, confusão em campo. Argel e Marcelo Cabo, auxiliar de Branco, discutiram e foram expulsos. Argel, revoltado, demorou praticamente cinco minutos para sair. Tensão e morosidade pelo lado do Joinville, o jogo tinha tudo para ficar tenso. E ficou, para o Joinville. Apesar do gol, o Figueirense continuou a dominar e não demorou para matar a partida.

Cinco minutos depois do gol adversário, o alvinegro criou outra boa chance. Guilherme Santso fez passe no meio para Fernandes. O meia encontrou, magistralmente, Aloísio no meio da pequena área, e de frente para o gol só empurrou. Mais um gol da dupla do jogo.

E teve mais. Três minutos após o segundo gol, Guilherme Santos, também em noite inspirada, cruzou para Aloísio na pequena área. Mais uma vez Aloísio não perdoou, fez seu segundo gol e o terceiro do Figueira.

Placar fechado, mas ainda teve tempo de Aloísio provocar outra expulsão. Novamente escapando em velocidade o atacante somente foi parado com falta pelo último atleta do Joinville. Vermelho direto e fim de jogo.

Treze anos depois, o “tira teima”

O Figueirense enfrenta na final do estadual o seu maior rival. Após longos treze anos encontraremos o Avaí. O primeiro jogo será na Ressacada, e o último na casa alvinegra, o Scarpelli. O confronto também é um “tira teima”. Empatados com quinze conquistas cada um, a final definirá o time com maior número de títulos estaduais.

Desfalques

O alvinegro chega a final sem nenhum atleta suspenso por terceiro cartão amarelo ou vermelho. Apenas dois atletas são dúvidas, Botti com contratura grau um e Júlio César que, apesar de estar quase recuperado, ainda é dúvida.

Ficha Técnica

Figueirense
Wilson; Pablo, Canuto, Sandro e Guilherme; Ygor, Doriva, Jackson (Botti) e Fernandes; Roni e Aloísio
Técnico: Branco

Joinville
Ivan; Eduardo, Pedro Paulo, Linno e Badé; Fabiano Silva, Glaydson, Ricardinho e Tiago Real; Aldair e Bruno Rangel
Técnico: Argel Fucks

Local: Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis/SC)
Data: 29/04/2012 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Transmissão: Pay Per View
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Auxiliares: Josué Gilberto Lamim e Helton Nunes

O site da torcida alvinegra. Tudo sobre o Figueirense.

38 Comments

  • Responder abril 29, 2012

    German

    “(…)e a garantia de participar da Copa do Brasil de 2012.”

    Não seria de 2013?

  • Responder abril 29, 2012

    Jeferson

    Boa figueiraa

    agora só me digam uma coisa,
    porque pablo, doriva e jackson ainda estao no figueira?

    • abril 29, 2012

      iozef

      Não fosse no jogo né?

      Pablo fez o primeiro bom jogo com a camisa do Figueira
      O Ygor (burro) tomou cartão com 10minutos de jogo numa jogada totalmente infantil pq ficou brabinho que perdeu a bola e sobrou pro Jackson e pro Doriva fazer a frente da área. O Jackson desarmou várias, e o Doriva mais ou menos. Mas MUITO melhor que o Coutinho e que o Pittoni.

    • abril 29, 2012

      matheus

      O PABLO NÃO É TÃO RUIN ASSIM ELE ESTÁ MELHORANDO A MEMA COISA DO DORIVA EO JACKSON É BOM JOGADOR

  • Responder abril 29, 2012

    iozef

    Não adianta, no Figueirense é o Fernandes é mais 10!
    Quero ver falarem mal dele aqui de novo..
    O MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO FIGUEIRENSE, TEMOS QUE RESPEITAR. #ChupaLodetti!!!

  • Responder abril 29, 2012

    jose

    OLHA O QUE JOGA ESSE FERNANDES É SACANAGEM, PQP! PRA QUEM FALA QUE ELE É LENTO VE O REPLAY DO PRIMEIRO GOL!

  • Responder abril 29, 2012

    Fabrício Charles (Chalenga)

    Vou ser sincero, não queria pegar i BVAI na final. Contra nós eles crescem muito. Mas já que deu eles também, temos que invadir o estádio do mangue! Temos muito mais qualidade que eles!

    • abril 29, 2012

      leo

      ah cala a boca cala

      seu cagao

      nunca perdemos pra eles

      torcedor modinha, começou a acompanhar ano passado!!! NUNCA perdmeos mata mata em casa. NUNCA. a primeira vez foi ano passado (e foram duas)

      vao nessa da imprensa, vao!!!!

      figueirense amplamente favorito, nao pelo futebol, mas pela CAMISA!!!! a nossa pesa muito

  • Responder abril 29, 2012

    alexandre vasconcelos

    Cara, eu não gosto do doriva, mais alguem viu o chute de falta no segundo tempo? Eu so vi um vulto e uma bomba O.O LOL , fora isso nao jogou nada…

    Agora o jackson, tirou muito , jogou muita bola…

    Aloisio joga demais.

    Roni tem uma mania feia de ver os companheiros em melhor posição e querer chutar se tiver chanse, pqp.

    CANUTO MOOOOOOOOOOOONSTRO!

    Fernandes meu deus, Ah se fosse mais novo, estaria na seleção, joga DEMAIS!

    • abril 29, 2012

      iozef

      O Fernandes só falta fazer chover, porque o resto ele já fez..
      HOJE ELE MOSTROU COMO SE JOGA BOLA.
      A MATADA NO PEITO PRA JOGADA DO SEGUNDO GOL VALEU POR TODO O CAMPEONATO BRASILEIRO DO ELIAS NO ANO PASSADO.
      E segundo o Branco, ele só ficou esse ano no Figueirense porque o próprio Branco pediu pra renovar, ou seja, pelo Lodetti ele tava longe.

    • abril 29, 2012

      alexandre vasconcelos

      Po e como fica o luiz fernando? O Branco ta disperdiçando um craque vei!

      Fernandes fez uma jogada com o aloisio que foi maaaravilhosamente linda, se ele consegue fazer o gol, baaah, gol do ano :B

    • abril 29, 2012

      iozef

      é verdade, alexandre, o luiz fernando é um baita de um jogador! pra mim, por enquanto tem espaço pra todo mundo pq eu tiraria o botti. O problema é quando o júlio césar voltar.. pq por enquanto dá pra fazer assim:

      wilson. pablo, canuto, sandro, guilherme. ygor, túlio, luiz fernando, fernandes, roni. aloísio. (2º tempo Júlio César, Botti e João Paulo), qq tu acha?

    • abril 29, 2012

      leo 2

      Eh…esse eh um problema BOM…qdo o Julio voltar, acredito que devemos jogar com Ygor, Tulio, Roni, F10, Julio e Aloisio…eh uma pena ter que deixar o Luis Fernando no banco…mas, temos brasileirao e copa sul americana pela frente ainda…ou seja, dispensa-lo, empresta-lo, qlquer coisa desse tipo, NAO PODE! Luiz Fernando joga mt bola tb!

      Quem ganha com isso somos nos! O figueirense!

  • Responder abril 29, 2012

    Wendy Silveira Pereira

    COISA LINDAAAAAAAAAAAA FIGUEIRA GANHOU DO JEC E GARANTIU A VAGA NA COPA DO BRASIL 2013 E ESTÁ NA FINAL, QUE VENHA A FINAL.#CLASSICOFLORIPA
    NO TIME DO FIGUEIRA É WILSON, FERNANDES MAIS 9 NÃO TEM JEITO. FERNANDEUS É DEMAIS, TÁ JOGANDO MUITOOOOO.
    PARABÉNS PELO GOLAÇO FERNANDES.
    RUMO AO TÍTULO DO CATARINÃO 2012.
    #FORÇAFURACÃO

    • abril 29, 2012

      iozef

      FernanDEUS (2)

      sem mais.

  • Responder abril 29, 2012

    Fabrício Charles (Chalenga)

    Cara, concordo contigo. O Roni é um bom jogador, porém é fominha pra caramba! Tem que tocar mais a bola! E o Fernandes é brincadeira, né ! Joga muito!

    • abril 29, 2012

      leo

      ô, cagao, caga uma vez so, nao vem cagar em todo comentario nao

      essa tua caganeira da asco

      torcedor que tem medo do MAIOR FREGUES DO SEU TIME nao pode ser bem certo.

      É O MAIOR GFREGUES. FREGUES EM CASA, FREGUES FORA DE CASA, FREGUES NO SCARPELLI, FREGUES EM TODOS OS ESTADIOS EXISTENTES.

      quer melhor adversario pra uma final?? so se estiver muito doido

      tava torcendo pra dar a final e graças a deus poderemos enterra-los mais uma vez

  • Responder abril 29, 2012

    Fabrício Charles (Chalenga)

    Desde 1999 não dá Clássico! Vou ser sincero, não queria pegar o BVAI na final! Contra nós ele crescem muito! Vamos decidir o maior campeão de SC. São 15 títulos pra cada lado. Mas já que vai ser isso mesmo, vamos com tudo! Temos um time muito mais qualificado que eles. Vamos com tudo. Temos que invadir o estádio do mangue! E depois decidir aqui no Scarpelão!

  • Responder abril 29, 2012

    pablo

    o 2º gol do Bvaí foi em impedimento. Se fosse do Figueira polemizariam por 13 anos. Vejam o lance na internet. após a cobrança de falta um jogador do bvai cabeceia para trás e neste momento quem fez o gol estava impedido

    • abril 29, 2012

      Fabrício Charles(Chalenga)

      Cara, o lance é muito rápido, mas realmente da a entender que estava impedido mesmo!

    • abril 29, 2012

      leo

      2º gol impedido

      1º gol foi MUITA FALTA NO GOLEIRO

      fora o penalti nao marcado

      absurdo

      quero ver a imprensa falar algo! infelizmente nao vao falar nada!

  • Responder abril 29, 2012

    leo 2

    Primeiro objetivo (Vaga da copa do br 2013): COMPLETADO
    Segundo objetivo (Ser novamente o time mais vezes campeao do estado):?? (Que venha o Bvaii)

    So dizer uma coisa pro pessoal que tanto vaiou e ainda reclama do F10…sabem oque eh jogar FUTEBOL? Futebol eh uma coisa, PELADA eh outra. F10 (deus) JOGA…ele nao precisa correr, ele faz a BOLA correr, essa eh a diferenca basica.
    Oque dizer do primeiro gol? Ali da pra se notar como jogar FUTEBOL eh facil. So tapa, taa loco, JOGA MUITOOOO

    Que venha o Bvai..time deles eh ruim de maisss..so que, classico eh classico, se entrarmos ligados, com vontade de ganhar, como foi hj…tchau tchau Bvaee

  • Responder abril 29, 2012

    Fabrício Charles (Chalenga)

    Na final estaremos com o time completo. Não tem ninguem suspenso, apenas o Botti e o Julio César em dúvida!

  • Responder abril 29, 2012

    Sônia Rivello

    Ney Pacheco só na curticeira no céu!

  • É O FIGUEIRA PORRAA VAMOS GANHAR DO BVAI E SER CAMPEÃO CATARINENSE PELA 16ª,VAMOS GANHAR AS DUAS PARTIDAS.FIGUEIRENSE EU TE AMO COM FERVOR…………….

  • Responder abril 29, 2012

    Carlos Gilberto

    Temos que respeitar eles, pois mereceram chegar na final, mas nao podemos arregar, vamos deixar para criticar ou fazer algo depois da final galera, vamos apoiar muito o figueira nesses dois jogos.

    hoje na radio disse que e quase certo que o victor simões vai voltar para o figueira, o que voce acham disso ?

  • Responder abril 29, 2012

    Michel

    FFIIIIGGGUUUUEEEEEEIIRRRRRRRRRRRAAAAAA
    POOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAA

    VALEU FIGUEIRA, QUE VENHA O TIME DO MANGUEZAL

    AGORA TA NA HORA DE JOGAR NA BOLA E NA RAÇA

  • Responder abril 29, 2012

    Christian

    O Fernandes tem que deixar a marca dele lá na costeira domingo que vem.. já faz 2 anos que ele não faz gol em clássico… o último foi no dia 04/04/10 1×1 final do returno! e o Aloisio não pode perder gol no clássico como perdeu no scarpeli contra os smurfs e o jecaville! pq qualquer lance ou gol pode ser decisivo!

  • Responder abril 30, 2012

    mayko

    Bom, concordo com o Leo em dizer que estamos com medo demais do timezinho da segunda divisão desnecessariamente, mas é uma realidade, clássico não existe um time melhor que o outro, quem tiver mais raça vence, e ponto, isso só vai ser definido depois que o juiz apitar o final da partida.
    Avaliando o elenco de hoje, confesso que fiquei receoso em ver o Luiz Fernando no banco, não sei o comportamento dele fora das quatro linhas, mas como jogador ele faz diferença, ainda mais que o Aloísio estava jogando praticamente sozinho na frente, o que não deixou o time tão ofensivo assim…
    Fernandes, sou fã dele incondicional, ainda há quem diga que ele está velho pra jogar, depois da arrancada dele para o primeiro gol, calou a boca de muita gente…
    Aloísio mostrou que voltou pra fazer a diferença depois de ter errado muito, mas é normal pra quem está voltando de contusão e pegando ritmo de jogo…

    Que venha o Avaí, é ter raça, amor a camisa e mostrar o porque somos o único time de SC a defender nosso estado no campeonato brasileiro na primeira divisão, é botar o time pra frente e torcermos de verdade, incentivar e confiar…

    Abraço à todos.

  • Responder abril 30, 2012

    neri

    nao podia me omitir fernandes e seleçao,e um montro joga com uma perna so pra muito que se dizem camiza dez,es um montro fernandez

  • Responder abril 30, 2012

    Sul Alvinegro

    Pra mim, ontem foi à final antecipada, pois queira ou não queira, o JEC é o 2º melhor time do campeonato. Tem um bom elenco, bom treinador e uma torcida que realmente enche o seu estádio. Quanto ao outro jogo lá no Oeste, o time da casa se encolheu para jogar com o regulamento e deu no que deu. Parece que estavam se borrando de medo, além de fazer gol contra, tomaram gol de bola aérea, com uma defesa de gigantes. O bvai, não achou o resultado, mas sim ganhou de bandeja. Tenho certeza, que se o Branco escalar um time ofensivo mata o leão nas duas partidas, pois o timeco deles é medíocre.
    O amigo lá em cima que falou mal do Jackson, ou é míope ou não entende nada de futebol. O cara jogou prá caramba, tanto com a bola, quanto sem ela, matando a maioria das jogadas ofensivas e contra-ataques do JEC. Com certeza foi um dos melhores em campo.
    Saudações Sul Alvinegras.

    • abril 30, 2012

      Matheus

      Exato! Não podemos ir pra Ressaqueda sem nosso quarteto mágico, Branco mo querido, coloca o FernanDeus – Roni – JC – Aloísio e faça essa nação feliz, pois se assim for, vamos passear lá no Carianos.

      Obs: Aloísio mandou bem demais no ” Calma Calma” estilo CR7

  • Responder abril 30, 2012

    REINALDO KLUEGER

    O FIGUEIRA SÓ PERDE O CAMPEONATO SE ENTRAR DE SALTO ALTO!
    TEMOS O MELHOR TIME ! TEMOS O MELHOR ELENCO ! E TEMOS A MAIOR
    E MELHOR TORCIDA DE SANTA CATARINA! É SÓ JOGAR COM SERIEDADE, FAZER UM BOM RESULTADO NA ENSACADA, E DEPOIS
    FAZER A FESTA NO MONUMENTAL DO ESTREITO !

  • Responder abril 30, 2012

    Ademir

    Se for pra falar do Fernandes, calem a boca!!! Pq ele calou de muitos, sou Fernandes e mais 10, pro bem do Figueira, joga muito, é impressionante a qualidade desse cara. Vamos Figueira, agora com o Fernandes de volta, quero ver segurar.

  • Responder abril 30, 2012

    carlos morais

    O TITULO SERA FÁCIL, AFINAL DE CONTAS JOGAR DO OUTRO LADO DA PONTE É SÓ DA UM PULO ESTAMOS LÁ, VIAJAR PRA CHACHAPEPECOCO É LONGE DEMAIS DA CONTA, AQUI TEREMOS UMA GRANDE TORCIDA NA VIZINHANÇA,INVADIREMOS DO CURRAL DELES, CA PRA NÓS, O NOSSO TIME É MUITO, MAS MUITO SUPERIOR AO TIME DO MANGUEZAL, ONTEM DEU PRA VER BEM A QUALIDADE DO FIGUEIRA E A NÃO QUALIDADE DO BAVAI.

    A MELHOR QUALIDADE DEPOIS DO FIGUEIRA É A DO JOINVILLE, TIME QUE JOGA BOLA NO CHÃO, A FINAL DEVERIA SER O JOGO DE ONTEM PELA A QUALIDADE TÉCNICA DOS DOIS, DIGO FIGUEIRA E JEQUE.

    VAMOS FIGUEIRA, PRA CIMA DELES….

  • Responder abril 30, 2012

    Marcone

    cadê aqueles que falam mal do Fernandes??? Como podem ainda falar mal desse jogador?? Só podem estar malucos ou então não entendem nada de futebol..kkkkkkkk. FERNANDES TU ÉS O CARA!!!!

  • Responder maio 1, 2012

    Sul Alvinegro

    Tem gente que nunca está satisfeito. O presidente Dr. Nestor Lodetti, com todas as dificuldades já conhecidas, conseguiu, juntamente com sua equipe, montar um ótimo elenco neste início de ano. Os resultados estão aí para todos verem.
    E, por incrível que pareça, ainda estão criticando o homem. Não estão satisfeitos? Quem sabe preferem o Zunino?
    É claro que ele não é cego e também gosta e entende de futebol. Nas posições que ainda alguns jogadores não se afirmaram, tenho certeza que outros serão contratados. É só dar tempo ao tempo.
    No outro domingo, quando formos campeões de fato e de direito, quero vir neste espaço, para ver se uns quatro elementos, que sempre estão de mal com a vida, falarem o famoso “chupa Lodetti”. Quero mandar é eles chuparem.

  • Responder junho 9, 2012

    quicken checks

    Depois de col een Guilherme Santos, Fernandes recebeu, passou hacia Aloísio, retornou hacia Fernandes, esta, durante bocado, não ampliou to placar. Jogada bastante parecida net the perform primeiro speed.

Leave a Reply